Diversos

Chuva se espalha por estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país

O clima fica chuvoso em áreas que sofrem com déficit hídrico no solo, como Mato Grosso e Goiás; no entanto, chuva deve ser fraca

A previsão do tempo aponta para chance de chuva em uma faixa que vai da costa do Sudeste até próximo da região Norte. Segundo Desiree Brandt, da Somar Meteorologia, as precipitações esperadas para esta quinta, 11, serão provocadas por uma frente fria.

“Em Mato Grosso e Goiás também tem previsão de chuva. Mas será uma chuva concentrada e com baixos acumulados e de curta duração, o que não reflete o déficit hídrico dessas regiões. Os acumulados previstos para esses locais nos próximos 5 dias não passam de 5 mm”, destaca a meteorologista.

Para o Sul do Brasil, a tendência é de tempo mais firme daqui para a frente, mas com temperaturas em queda. Para os próximos dias, a chuva segue forte no extremo norte do país, onde os acumulados podem chegar a 70 mm em Roraima o que mantém a cheia dos rios.

“De 16 a 20 de junho volta a chover na região Sul com 30 mm, principalmente no centro e leste de Santa Catarina. Já nas outras áreas, chove, no máximo, 15 mm. Já para Mato Grosso do Sul São Paulo e sul de Minas são esperados 5 mm. Na porção central do Brasil, o tempo segue seco e a chuva é observada apenas nas áreas costeiras do Nordeste”.

As precipitações dão lugar ao frio neste fim de semana. “A temperatura despenca e podemos ter geadas no Sul, desde o norte do Rio Grande do Sul, até alguns pontos do sul do Paraná, onde a mínima prevista para o início do sábado é de apenas 3°C”, finaliza Desiree.