Diversos

Retorno da chuva pode atrapalhar colheita em algumas regiões do Sudeste

Após a passagem da chuva, a previsão do tempo alerta para a chegada de uma nova massa de ar polar, que vai derrubar as temperaturas

O tempo segue seco na maior parte do país e a chuva só deve chegar ao Sul no fim de semana. No entanto, serão apenas 15 mm que devem atingir apenas partes do Rio Grande do Sul e Paraná.

A partir do dia 28 de julho, a frente fria que trouxe chuvas para o Sul avança para o Sudeste especialmente na região da costa. “Essa chuva pode atrapalhar algumas atividades de campo, como por exemplo a colheita de café em alguns pontos de Minas Gerais e da Mogiana Paulista”, destaca Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.

Após a passagem dessas chuvas, a previsão do tempo alerta para a chegada de uma nova massa de ar polar, que vai derrubar as temperaturas no Sul.  “São esperadas temperaturas abaixo de 0° com possibilidade para formação de geadas no Sul e ainda em áreas de São Paulo e sul de Minas”, ponta a meteorologista.

Neste momento, as chuvas seguem apenas no extremo Norte do país e faixa leste do Nordeste. “Uma frente fria na altura da faixa leste do Nordeste atua próximo da costa da Bahia e junto com a umidade vinda do mar favoreceu as chuvas dos últimos dias, que alcançaram 30 mm”.

Ainda segundo Desirée, no Maranhão, a chuva está em cima da média e chama a atenção. Em Fortuna, norte do estrado, foram mais de 60 mm em 24 horas. Por lá, as precipitações estão 7 vezes acima da média climatológica.