Paraná

Chuvas irregulares comprometem lavouras de verão no Paraná

Potencial de produção não deve ser atingido no oeste do estado, aponta o Departamento de Economia Rural

As chuvas irregulares e as altas temperaturas comprometem o desenvolvimento das lavouras de milho de verão da safra 2022/23 em algumas regiões do Paraná, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

+ Portos de Paranaguá e Antonina somam R$ 146,1 mi de investimentos em 2022

Segundo o Deral, no oeste e centro-oeste paranaense, a previsão de precipitação para os próximos dias deve ser favorável para o desenvolvimento das culturas de verão. Na região, as lavouras da primeira safra do cereal estão em fase de enchimento de grãos, quando necessitam de “grande quantidade de água”. “Especialmente no oeste e em áreas mais arenosas o potencial de produção não deve ser atingido”, informaram os técnicos do Deral em relatório.

Enquanto isso no sudoeste do estado, nas últimas semanas as precipitações foram irregulares, o que prejudicou o desenvolvimento das lavouras de soja, milho e feijão, conforme apontou o departamento. “Há previsão de chuva para os próximos dias, isso pode recuperar o potencial de algumas áreas e estancar as perdas em outras. Os efeitos destas condições só poderão ser definidos após a colheita das culturas”, observou o Deral.

Problemas previstos para áreas arenosas do Paraná e mais chuvas irregulares

chuva - fernando frazão - agência brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No norte do Paraná, o Deral prevê que pode haver problema nas áreas mais arenosas, apesar de precipitações sem uniformidade estarem ocorrendo praticamente toda semana. No noroeste, há perdas nas lavouras de soja em virtude das chuvas irregulares.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.