COP26

Em Dubai, Bolsonaro diz que Brasil foi 'atacado' na COP26

O presidente Jair Bolsonaro defendeu o desempenho do Brasil na COP26, conferência do clima que aconteceu em Glasgow, na Escócia

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (13), em Dubai, nos Emirados Árabes, que o Brasil foi “atacado” na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), realizada em Glasgow, que terminou nesta sexta-feira (12).

O presidente não participou do evento.

“Ali [na COP] é um local onde quase todos apresentam os problemas para os outros resolverem. Você pode ver. China, Índia, Estados Unidos não assinaram nada. Nós somos os que mais contribuímos para não emissão de gases de efeito estufa e que por vezes mais pagamos a conta, mas somos atacados”, disse o presidente, depois de se encontrar com o emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Bolsonaro também falou sobre a pressão internacional. “Tá bom, vão boicotar e comprar da onde? Da Lua? Só pode ser da Lua, né? De Marte, Saturno, porque não tem no mundo. Estamos caminhando para 8 bilhões de habitantes no mundo. Acho que em 2030 chegar nesse numero aí. Quase 600 milhões a mais de habitantes por ano. Então, é um número fantástico, enorme, e temos que dar conta disso. Agora, tudo é finito. Por mais que você preserve, tudo é finito”, considerou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente Jair Bolsonaro chegou aos Emirados Árabes acompanhado da primeira-dama brasileira, Michelle Bolsonaro, do chanceler Carlos França e do ministro da Economia, Paulo Guedes. A viagem no país segue até terça-feira, quando viaja para o Bahrein e o Catar.