Diversos

Cresce o número de golpes de empréstimo para aposentados rurais no RS

Deputado afirma que vai pedir ao INSS o bloqueio na contratação de empréstimos de forma online para garantir a segurança dos aposentados

Como já mostrado pelo Canal Rural, aposentados rurais vêm sendo vítimas de golpes de empréstimo consignado. Diante da preocupação com o tema, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu nesta quarta, 14, uma reunião da comissão mista de defesa do consumidor para tratar do assunto.

O deputado Elton Weber, que presidiu a reunião, conta que esse tipo de crimes vem crescendo contra aposentados rurais do estado. “Desde o início da pandemia, já temos mais de 3 mil casos e um aumento de 600% no número de reclamações envolvendo a contratação de empréstimo consignado no estado”.

Segundo Weber, entidades do setor produtivo do estado, com o apoio de sindicatos rurais elaboram um documento com mais de 200 páginas, que contém problemas relatados por aposentados rurais quando o assunto é empréstimo consignado.

“Como o sistema do INSS é muito frágil, nós vamos encaminhar ao instituto um documento pedindo que seja alterada a instrução normativa número 113, e solicitar o bloqueio na contratação desse crédito via online. Para evitar novos golpes, o aposentado só conseguirá acessar o crédito ao se dirigir pessoalmente até um agente financeiro”, diz o deputado.