Diversos

Daoud: Atuação do Banco Central pode reduzir pressão sobre o câmbio

Segundo o comentarista, os leilões de dólar promovidos pela autoridade monetária ainda podem diminuir impacto da inflação no país

Ao comentar a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre privatizar a Petrobras, o comentarista Miguel Daoud diz que presidente tenta resolver um problema gravíssimo, mas sem apresentar alternativas factíveis.

“Acredito que privatizar a Petrobras não seria ruim, mas é um processo que leva ao menos três anos diante da burocracia e outros projetos que estão em andamento, como a privatização da Eletrobras e Correios”, destaca.

Ainda de acordo com o comentarista, a solução para o país reduzir a pressão inflacionária sobre diversos setores está nas vendas da reserva de dólares.

“A indústria do Brasil usa no mínimo 40% de indexação no dólar. Nossa agricultura também tem uma dependência muito grande do câmbio. Diante disso, a solução é começar a vender dólar. Nós temos US$ 370 bilhões mas US$ 200 bilhões seriam mais que suficientes, então porque não vender? Com essa ação teríamos uma redução do câmbio, levando a um patamar de paridade. O Banco Central pode fazer, sem precisar da aprovação do Congresso”, ressalta Daoud.