Diversos

Debate sobre BR do Mar está aquecido no Congresso, diz ministro da Infraestrutura

Segundo Tarcísio de Freitas, a retirada da urgência na votação do projeto é estratégica para ajuste de alguns pontos da proposta

Apesar do presidente Jair Bolsonaro ter retirado a urgência para votação do projeto de lei de cabotagem no Senado, conhecido como BR do Mar, o ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas, afirmou que o debate sobre o tema está aquecido no Congresso e que pode avançar em breve. O ministro fez a declaração após reunião com membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

“A retirada da urgência é uma questão de estratégia, para dar conforto ao Senado concluir essa discussão. Acho que muitos senadores já tiveram emendas acatadas, tem alguns detalhes que estão sendo tratados pelo relator com alguns senadores. Mas acho que está muito próximo de ter um relatório que possa ir a plenário e possa ser aprovado”, disse o ministro.

Considerado um tema prioritário para o governo federal, o projeto de lei que modifica o sistema de transporte por cabotagem tramita no Senado desde dezembro do ano passado.

Desde que protocolou a proposta no congresso em agosto de 2021, o poder executivo pediu tramitação de urgência. o projeto chegou a trancar a da pauta da Câmara por quase três meses antes de ser aprovado e enviado ao Senado. O projeto já recebeu 43 propostas de emendas no Senado.