Diversos

Diversificação é a saída para o preço do feijão, diz Ibrafe

Estimular plantio de feijão carioca pode não ser a solução para amenizar o déficit na oferta, segundo o presidente da Ibrafe, Marcelo Lüders

Estimular e aumentar o plantio de feijão carioca não pode ser a solução para amenizar o déficit na oferta, segundo o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe).

Na semana passada, a entidade se reuniu na última semana com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura para discutir políticas que possam impactar favoravelmente o setor.

Segundo o presidente da Ibrafe, Marcelo Lüders, apenas aumentar a oferta do feijão carioca, pode até resolver o problema de preço no curto prazo, ma vai desestimular o produtor rural na próxima safra. “Os preços do feijão-carioca vão cair para o consumidor, mas quem vai pagar é o produtor, que pode deixar de plantar”, diz.

Para Lüders, a melhor alternativa para aumentar a oferta, sem prejudicar o agricultor, é a diversificação. “Incentivar a produção, o consumo e a compra de feijões exportáveis como Caupis, Rajados e Pretos pode contribuir para que os produtores se sintam mais seguros em plantar”, afirma.