Economia

Biodiesel: ‘Redução na mistura provoca perdas econômicas e ambientais’

Segundo o CEO da Bsbios, Erasmo Carlos Battistella, a decisão do governo em reduzir a mistura traz insegurança para investimento

Nesta segunda-feira (17), o governo federal decidiu manter em 10% o teor na mistura de biodiesel ao óleo diesel ao longo de 2022, diante de um aumento do preço do biocombustível, informou o Ministério de Minas e Energia em nota. A decisão foi anunciada em novembro, mas a indústria de biodiesel ainda buscava uma reversão da medida.

O CEO da Bsbios, Erasmo Carlos Battistella, criticou a redução na mistura e disse que a decisão do governo frustrou as expectativas do setor, que esperava implementar o B14 neste ano. Ele ainda menciona outros impactos com a redução na mistura.

“Vamos ter perdas econômicas, fechamento de fábricas no Brasil, desemprego e menos processamento de soja. Além disso haverá uma e perda ambiental, já que muito se falou em descarbonização através dos biocombustíveis na COP26”.

Battistella também lembra que o menor teor de biodiesel reduz a expectativa de investimento. 

“Sabemos que há uma questão de preços alegada pelo governo, mas não há possibilidade de descarbonizar sem investimento. A decisão do governo traz insegurança para o setor. Muitas empresas investiram bilhões e neste momento não tem mercado”, completa.