Economia

Importações de fertilizantes crescem mais de 16%

Crescimento se deu pela antecipação das compras pelos produtores brasileiros, avalia o consultor em agronegócio Carlos Cogo

Os fertilizantes estão chegando em grandes volumes ao Brasil. Importações cresceram 16,6% no 1º semestre de 2022, no comparativo com o mesmo período do ano passado. O aumento, no entanto, não se deu de forma tão comum, avalia o consultor em agronegócio Carlos Cogo.

Para o especialista, o crescimento expressivo no volume importado decorre da antecipação das compras e das entregas, com produtores receosos quanto à escassez dos produtos no 2º semestre deste ano, em virtude da guerra entre Rússia e Ucrânia, que teve início em fevereiro. Nesse sentido, Cogo, que participou da edição desta quarta-feira (6) do telejornal ‘Mercado & Companhia’, lembrou que os russos são responsáveis por cerca de um quarto de todos os fertilizantes exportados mundo afora.

Valores no mercado

Cogo aproveitou a participação no programa do Canal Rural para mostrar alguns valores que estão sendo praticados pelo mercado. Destacou, por exemplo, que o preço médio pago pelos adubos em junho foi de US$ 792,80 por tonelada. Ou seja: 144,7% superior aos US$ 324,00/tonelada em junho de 2021. Números que refletem a forte valorização das cotações internacionais, destacou o consultor.