Economia

Opep prevê aumento na demanda global por petróleo

Nesta sexta-feira (14), o consultor em gerenciamento de risco da Stonex, Pedro Shinzato, falou sobre o tema no Mercado & Companhia

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou em seu relatório mensal, nesta quinta-feira (13), que espera um aumento na demanda mundial de petróleo de 2,3 milhões de barris diários (mbd) em 2023 em relação ao ano anterior, atingindo um recorde de 101,9 mbd.

De acordo com o relatório mensal, a demanda por petróleo de países fora da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) deve crescer 2,2 mbd, em relação à estimativa anterior de 2,1 mbd em março. Esse crescimento será impulsionado principalmente pela China e Índia.

A Opep justifica esse aumento da procura com a “melhoria acima do esperado da atividade econômica na China, depois de abandonar sua política de covid-zero, e pelas novas melhorias esperadas no Oriente Médio, na América Latina e em outros países europeus” não membros da OCDE.

Enquanto isso, a demanda da OCDE foi revisada para baixo e aumentará pouco mais de 0,1 mbd em relação ao ano passado, considerando o “declínio antecipado da atividade econômica” nos países da América e da Europa pertencentes à OCDE.

A Opep revisa mensalmente suas previsões de oferta e demanda, e apesar das perspectivas econômicas incertas, projeta que a demanda global por petróleo continuará a crescer em 2023.

As últimas avaliações da organização indicam que a demanda global total chegou a 99,6 mbd no ano passado e permanecem praticamente inalteradas em relação ao relatório divulgado em meados de março.

Nesta sexta-feira (14), o consultor em gerenciamento de risco da Stonex, Pedro Shinzato, falou sobre o tema no Mercado & Companhia.