Eleições

Ipec: Lula vai a 48%; Bolsonaro continua com 31%

Petista subiu um ponto percentual em relação ao último levantamento divulgado pelo Ipec; presidente permanece igual

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente na pesquisa divulgada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) na tarde desta segunda-feira (26).

Na simulação de primeiro turno, o petista aparece com 48% das intenções de voto. O atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), permanece na segunda colocação, com 31%.

Em relação ao último levantamento do mesmo Ipec, Lula oscilou para cima, mas dentro da margem de erro propagado pelo instituto, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No material divulgado na semana passada, o político do Partido dos Trabalhadores contava com 47%. Bolsonaro, por sua vez, detinha os mesmos 31%.

Ainda em relação ao primeiro turno, Ciro Gomes (PDT) segue na terceira colocação, mas perdeu um ponto percentual no comparativo com a pesquisa anterior.

O pedetista foi de 7% para 6%.

Simone Tebet (MDB) contou com 5% nos dois levantamentos.

Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) completam a lista dos presidenciáveis que pontuaram: eles tiveram, cada, 1%.

Votos válidos excluem os votos em branco e os nulos. Lula lidera a disputa:

  • Lula: 52% (52% na pesquisa anterior)
  • Bolsonaro: 34% (34% na pesquisa anterior)

2º turno

O Ipec também pesquisou a intenção de votos no segundo turno. Lula vence por 54% a 35% no cenário pesquisado, mesmo índice da semana passada.

  • Lula (PT): 54% (54% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)
  • Bolsonaro (PL): 35% (35% na pesquisa anterior)

Pesquisa

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022.