Diversos

Conheça o sistema solar que economiza energia e promove bem-estar animal

Com o uso de energia solar, produtor consegue oferecer sombreamento artificial para 50 bezerros em uma área de 1.000m²

A adoção de energia solar em propriedades rurais vem se consolidando a cada ano, especialmente diante do aumento na conta de luz dos brasileiros, que somente neste ano sofreu reajuste de 8% nos valores para as residências, segundo o Ministério de Minas e Energia.

Que a energia solar pode promover maior economia com as despesas com energia muitos já sabem. Mas uma empresa de São Paulo decidiu potencializar o ganho, com a utilização de painéis solares, que instalados de maneira adequada no campo, também proporcionam sombreamento artificial para bezerros.

“O conceito do sistema é o mesmo que o convencional, economiza a energia que o cliente consome, porém com o benefício de aproveitamento de terra para a instalação do sistema e ainda dando um conforto térmico para os bezerros”, explica Artur Cantador Bernardo, Diretor Comercial da Dinâmica Energia Solar.

energia solar sombreamento
Empresa cria projeto solar que fornece energia e sombreamento artificial para bezerros – Foto: Divulgação

 

De acordo com Bernardo, a presença dos animais abaixo dos painéis solares não apresenta qualquer tipo de risco. Ele cita apenas vantagens, que amenizam o estresse térmico dos bezerros. As placas fotovoltaicas, feitas de materiais como, células a base de silício, vidro, EVA, entre outros, que proporcionam uma redução na temperatura de até 5°C.

Investimento no sistema de energia solar

Segundo o diretor da Dinâmica, com um investimento de aproximadamente R$ 480 mil, em uma área de 1.000m² é possível gerar energia para produção de leite e beneficiar 50 bezerros com o sombreamento artificial. “O sistema de energia solar propõe um retorno anual de energia em torno de R$ 110 mil por ano, e o valor investido pode ser recuperado em pouco mais de quatro anos”, afirma Bernardo.

Além de sombreamento para bezerros, alguns sistemas de painéis solares desenvolvidos pela empresa também atendem a animais de maior porte.