Estufagem de trigo deve abrir mercados para produtor do RS

Diversos

Estufagem de trigo deve abrir mercados para produtor do RS

Tecon Rio Grande, maior terminal portuário gaúcho, está com projeto inédito para estufar trigo a granel em contêineres

O Tecon Rio Grande, principal terminal de contêineres gaúcho, está com um projeto inédito para a estufagem de trigo a granel, em contêineres. A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Farsul, acredita que a iniciativa da operadora Wilson Sons deve abrir mercados para os produtores rurais. Confira a declaração do presidente da comissão de trigo da entidade, Hamilton Jardim.

“Quando a gente recebe uma notícias dessas, de uma empresa especializada em cabotagem, especializada em armazenagem e transporte de grãos secos, prensados, a granel, isso traz um grande alento ao setor, pois eu tenho certeza absoluta que, em tendo janela de exportação ao longo de todo o ano, as nossas vendas podem ser mais escalonadas, não pressionadas por aquela janela curta de exportação que temos, que vem logicamente após a colheita do trigo, que está pressionada pelo grande volume da colheita de milho, logo após, e também pela colheita da principal cultura do Rio Grande do Sul, que é a cultura da soja, os preços tendem a cair. Portanto, através dessa iniciativa da Wilson Sons, de exportação de trigo através de contêiner, que seria a prensagem de trigo seco e limpo, em menores volumes, nós abrimos mais espaço-tempo para conquistar mercados a nível de Brasil e internacional. Portanto, cumprimentos por essa excelente notícia, e tenho certeza que isso vem ser somado aos esforços que o produtor tem feito.”

Ainda sobre esse assunto, conversamos com o presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, perguntando a ele como funcionava o processo de estufagem do trigo e como deve ser agora.

“Nós que trabalhamos na área de logística e terminal de contêineres estamos sempre buscando a contêinerização das cargas como um todo. O contêiner é uma belíssima embalagem e tem serviços semanais entre todos os lugares do mundo, eu diria, e o Brasil atende muito bem aos EUA, Europa, Ásia e até a África. E o agronegócio, com soja, arroz e o trigo agora, está tendo a oportunidade de chegarmos nos mercados norte e nordeste (com arroz e trigo); esse é um assunto que estamos discutindo com a Farsul, porque o Rio Grande do Sul não era tão produtor de trigo – e o sucesso do trigo hoje é fantástico, estamos com uma safra acima de 3 milhões de toneladas. O contêineres chega para garantir um embarque com pouco manuseio da carga, com garantia semanal da utilização desse transporte, do pequeno produtor ao pequeno comprador, ou do grande produtor até o grande recebedor. Como o Brasil tem uma costa muito grande e um serviço de cabotagem excelente, hoje, depois desse projeto piloto de mandar para o Amapá, eu acredito que a gente tenha aberto uma estrada fluvial, no nosso mar, para mandar a produção de trigo para o norte do Brasil.”

Sair da versão mobile