Tempo

Excesso de chuva: faixa leste do Nordeste tem alerta de deslizamento de terra

Expectativa é de 200 milímetros de chuva em Maceió (AL) em apenas 24 horas

Algumas cidades da faixa leste do Nordeste terminaram maio com 600 milímetros de chuva, o dobro do esperado para o mês. E junho não está diferente. Maceió (AL) tem uma expectativa de 200 milímetros de chuva em apenas 24 horas, o que deixa muito alto o potencial para transtornos como deslizamentos de terra e encostas. Estimam-se acumulados entre 200 e 300 milímetros em apenas 48 horas nas capitais nordestinas.

A chuva forte ainda persistirá no litoral da região. As pancadas mais intensas e mais volumosas ocorrem entre o norte da Bahia e Pernambuco. Nos estados do Norte, há previsão de chuva; os maiores acumulados ocorrem no norte do Amazonas e em Roraima.

A massa de ar polar e frio perde força entre o norte do Paraná, interior paulista e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, há previsão de pancadas de chuva isoladas. Além disso, no Triângulo Mineiro, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso também há previsão de pancadas de chuva, porém mais intensas e acompanhadas por trovoadas. O tempo fica firme e seco no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, grande parte do Paraná, leste paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maioria do território de Minas Gerais.

Volta da chuva

A chuva retorna a partir de quinta-feira (16) ao sul e oeste do Brasil, e o acumulado em quatro dias alcançará pelo menos 20 milímetros nos três estados da região Sul, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste e sudoeste de Mato Grosso. O retorno da chuva paralisa as atividades de colheita do milho e cana de açúcar e plantio de trigo, além de eventualmente piorar a qualidade da pluma do algodão.

O tempo permanecerá seco pelos próximos sete dias no leste de Mato Grosso, em boa parte de Goiás e de Minas Gerais e no Matopiba. No leste do Nordeste, há previsão de chuva intensa até sexta-feira (17).

Na semana que vem, entre 20 e 26 de junho, o período será chuvoso no Sul, com acumulado acima de 50 milímetros no Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina. Por outro lado, o tempo permanecerá seco em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Matopiba e sul de Rondônia.

Site de referência: https://www.climatempo.com.br/