Diversos

Faesp: objetivo do tratoraço é sensibilizar o governo contra o aumento do ICMS

A entidade diz que ainda negocia para tentar reverter a decisão que deve aumentar o custo de produção no campo

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) esteve reunida mais uma vez com representantes do governo estadual para tentar reverter a cobrança de impostos sobre insumos agropecuários. Em reunião realizada na última terça-feira, 5, não houve acordo, mas os representantes do governo pediram mais tempo para analisar a proposta apresentada pela entidade.

Diante desse cenário, a Faesp diz apoiar o tratoraço, programado para esta quinta-feira, 7, e reforça que o movimento pode sensibilizar o governo. “Nós queremos demonstrar de forma ordeira, orientando a sociedade sobre os prejuízos que esse aumento de impostos vai trazer. Nós  esperamos que o governo comece a ter sensibilidade, pois o aumento dos insumos terão um efeito ‘cascata’ em toda a cadeia produtiva”, afirma Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp.

Ainda segundo o dirigente, a elevação dos impostos vai impactar na rentabilidade dos produtores paulistas, que terão a margem reduzida entre 7% a 15%, com a cobrança de ICMS, atingindo especialmente os pequenos produtores, que representam 78% dos agricultores do estado.”Vamos manter as negociações com o governo, mas, diante do cenário, recomendamos que os produtores façam uma melhor gestão do seu negócios, pois os custos vão aumentar e o lucro será cada vez menor”, pontua.