Diversos

Falta de contêineres pode prejudicar exportações de carne de frango no RS

Segundo a Organização Avícola do estado, as indústrias do setor estão escoando, em média, 40% do fluxo normal de exportações

A falta de contêineres está reduzindo as exportações de carne de frango e outros produtos da cadeia produtiva, como ovos e derivados. A alegação é da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (OARS). Segundo a entidade, as indústrias do setor estão escoando, em média, 40% do fluxo normal de exportações.

Segundo a organização, uma pesquisa elaborada pelo setor indica que a situação é crítica. Entre os pontos constatados, estão a falta de contêineres, atraso dos navios e produtos que  vencem durante a espera pelo embarque. A entidade diz, ainda, que os custos para os exportadores estão ficando mais elevados, já que novos valores são cobrados enquanto os navios não atracam para escoar a mercadoria.

As entidades já se reuniram com Conselho de Conselho de Comércio  Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apurar, apresentar as dificuldades citadas e expor a gravidade da situação.

O presidente executivo da Asgav, entidade ligada à OARS, José Eduardo dos Santos, afirma que os reflexos desses  impasses na logística estão garantidos na cadeia, pois não havendo a regularização do fluxo de logística e disponibilidade de containers, a produção poderá ser impactada e impulsionar mais ainda a redução que já vem  acontecendo em algumas indústrias.

“Os efeitos colaterais serão gravíssimos, pois o setor já está enfrentando dificuldades no mercado interno, como o  preço exorbitante do milho e agora mais esse obstáculo que temos que solucionar”, ressalta.

O dirigente destaca que as pequenas e médias empresas estão sofrendo maior impacto com essa falta de  equipamentos. Estão agendados novos encontros com empresas e indústrias do setor para pressionar pela resolução dessa adversidade.