Diversos

Fertilizantes vão pesar mais no bolso do produtor, diz Cepea

Segundo o analista de mercado da StoneX, Marcelo Mello, demanda e logística estão impactando nos preços dos fertilizantes

De acordo com um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o produtor brasileiro de soja e de milho vai pagar, em média, 50% a mais do que gastou na safra passada com fertilizantes.

Segundo o analista de mercado de fertilizantes da StoneX, Marcelo Mello, dois fatores estão impactando no preço dos insumos: demanda e logística.

“O primeiro é um rally muito intenso dos grãos, principalmente na soja, que chegou a ser de 90%. E isso impactou na demanda por fertilizantes no ano passado. Todo mundo quis plantar. O segundo fator é a retomada da economia mundial, especialmente na China e Estados Unidos, que gerou um problema logístico muito sério, com falta de navios e contêineres”, disse Mello.

O analista explica que a importação de insumos no acumulado do ano, entre janeiro e agosto, está 15% maior do que no mesmo período do ano passado. “Ma se a gente pegar a demanda, os números oficiais, ela indica um crescimento bem superior”.