Fim de semana: tempo seco em quase todo o país, mas chuvas voltam ao Sul

Boa parte das áreas agrícolas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste devem ter tempo seco até domingo. Mas há exceções, confira!

O tempo seco se espalha por quase todas as áreas agrícolas do país até domingo. Sem chuvas, abre-se espaço para a queda de temperaturas, principalmente no Sul do país, onde há chance de geadas. Somente no domingo as chuvas devem retornar, justamente para o Sul.

SUL

Como previsto anteriormente, a região Sul deve ter tempo firme nesta sexta-feira, sem chuvas nos três estados. Segundo a Somar Meteorologia, o frio ganha força com o fortalecimento de uma área de alta pressão atmosférica e, assim, são esperados valores de temperatura próximos de zero grau nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há chance de formação de geadas entre os três estados.

O tempo seco do dia anterior se estende para o sábado também. O frio persiste sobre o Sul do Brasil e há condição para formação de geadas nos pontos mais altos dos três estados. Os ventos aumentam um pouco de intensidade e ficam com até 60km/h no sul de Santa Catarina.

Já no domingo há previsão de retorno das instabilidades em uma faixa que vai desde a parte central do Rio Grande do Sul, até o sul de Santa Catarina. Os acumulados podem chegar a 20 mm em algumas cidades gaúchas. As rajadas de vento podem chegar até 60km/h em parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

SUDESTE

Nesta sexta-feira as instabilidades devem acontecer apenas em uma faixa no leste de Minas Gerais. O restante do estado e São Paulo devem ter tempo firme e seco. Segundo a Somar, há condição para formação de nevoeiros ao amanhecer no sul e centro do estado de São Paulo.

No sábado há chance de chuvas manchadas no leste de Minas Gerais, nada preocupante. O restante do estado e São Paulo seguem com tempo seco. Segundo a Somar, há chance de ter registro da manhã mais fria do ano até o momento.

No domingo são esperadas chuvas pontuais na parte nordeste de Minas Gerais, enquanto o restante da região terá tempo seco. Rajadas de vento de mais de 50 km/h são esperados para os estados de São Paulo.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira, o frio da manhã ganha força no sul de Mato Grosso do Sul e não se descartam geadas pontuais e fracas em áreas de baixada. Isso porque uma massa de ar de origem polar avança, derrubando as temperaturas. No leste goiano tem algumas nuvens, mas não chove. Aliás, o tempo segue bastante firme no Centro-Oeste, situação que favorece o aumento do número de queimadas. Não se descarta o risco de geada no sul de Mato Grosso do Sul.

No sábado, uma grande massa de ar seco toma conta do Brasil central, impedindo a formação de nuvens de chuva mais uma vez. Durante a manhã faz um friozinho, mas o sol rapidamente deixa as temperaturas da tarde mais confortáveis. Atenção aos índices de umidade relativa do ar mais baixos no período da tarde.

No domingo, o frio da madrugada aumenta entre Goiás e Distrito Federal, mas de modo geral os ventos voltam a soprar do quadrante norte, deixando as tardes mais quentes do que os últimos dias. Umidade relativa do ar baixa na metade norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

NORDESTE

Não há previsão de chuvas para a Bahia, Piauí ou Maranhão nesta sexta-feira. Segundo a Somar, o tempo segue seco e com baixa umidade do ar, principalmente no oeste baiano, e sul do Maranhão e do Piauí. Inclusive em algumas destas áreas focos de queimadas foram registrados nos últimos dias.

No sábado nada muda e o tempo segue firme para os três mais estados produtores de soja do Nordeste.

O domingo promete ser marcado por tempo seco em quase toda a região. Só deve chover mesmo no noroeste do Maranhão e com baixos acumulados.

NORTE

Nesta sexta-feira a chuva segue mais concentrada no norte da região. Isso por conta da atuação de instabilidades tropicais que seguem provocando chuva entre o Acre, norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Enquanto isso, a metade sul do Pará, além de Rondônia e do Tocantins, seguem com tempo seco, com sol predominando e baixa umidade relativa do ar.

No sábado pouca coisa muda no Norte do país. O tempo segue seco entre Rondônia e o Tocantins, enquanto instabilidades tropicais provocam pancadas de chuva no norte da região. Volumes mais significativos de chuva e temporais são esperados para Roraima e Amapá.

No domingo sem grandes mudanças no padrão de chuvas da região. Mas agora maiores volumes de chuva são esperados para a região de Manaus e essa chuva pode vir acompanhada de temporais. Ainda sem previsão de chuva entre Rondônia, extremo sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins.

Veja aqui mais notícias sobre soja