Diversos

Fórum Aliança da Soja debate estruturas logísticas para o escoamento da safra

Além de opções de escoamento para a safra, custos de produção, insumos, irrigação e biotecnologia foram alguns dos temas discutidos

Aconteceu nesta sexta-feira, 10, o fórum Aliança da Soja, durante a Agrotech 2021, em Unaí (MG). Sistema portuário e ferroviário, custos, insumos, irrigação e biotecnologia foram alguns dos temas discutidos.

Em entrevista ao Rural Notícias, Fábio Meirelles, presidente da Aprosoja-MG, que foi um dos participantes do fórum Aliança da Soja, destacou que, além dos custos, os produtores têm uma nova insegurança para a nova safra.

“Os insumos não estão chegando. Estamos iniciando uma nova safra e terminando o vazio sanitário, as temperaturas estão muito altas e nós temos uma preocupação em relação a isso”.

Meirelles ainda falou sobre alguns destaques do fórum. “O evento trouxe uma possiblidade de novas tecnologias e aprendizados se falou muito em logística, que ajuda a baixar o custo de produção e precisa ser transformada, com a junção dos modais”, complementa.

A logística e o escoamento da safra foram abordados Luis Montenegro, assessor especial da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Ele destacou as vantagens proporcionadas com as melhorias das ferrovias em conjunto com os portos.

“Nós temos o corredor centro-leste, já consolidado há muitos anos, mas teve um descompasso do seu planejamento, pois passou um bom tempo com pouco investimento nos portos do Espírito Santo e por conta disso a ferrovia não teve seu destaque para se tornar cada vez mais competitiva. Mas a partir da lei dos portos teremos a primeira privatização de porto do Brasil, que será a Companhia de Docas do Espírito Santo”, destaca.