Diversos

Frio extremo liga o alerta para geadas amplas nesta sexta, 30

A tendência é de que o frio aumente provocando o que a meteorologia chama de ‘geada negra’ nos três estados da região sul

Uma massa de ar polar trouxe de volta o frio para o Centro-Sul do Brasil. Segundo a previsão do tempo, a tendência é de que o frio aumente, especialmente na sexta, 30, provocando o que a meteorologia chama de ‘geada negra’.

“A sexta será ainda mais congelante e pode ser o dia mais crítico para o agro, com previsão para temperaturas muito baixas no Sul do país. O frio também aumenta em Mato Grosso do Sul, e a sexta pode amanhecer com os termômetros abaixo de zero em alguns municípios de São Paulo e de Minas”, destaca Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.

As temperaturas mais baixas favorecem a formação para geada negra no norte do Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina e sul do Paraná. O fenômeno tem como característica congelar a seiva da planta. Além da geada, também pode nevar no alto da Serra gaúcha e catarinense.

No Paraná, o frio extremo pode atingir áreas de milho em Guarapuava e de trigo em Cascavel. No Sudeste o frio pode atingir áreas de citros em Ourinhos (SP). O alerta para formação de geadas também fica ligado para áreas de café desde o norte do Paraná até o sul de Minas.