Diversos

Chuva dá lugar ao frio e temperatura despenca no Sul

Segundo a previsão do tempo, o frio aumenta a partir deste fim de semana; até lá a chuva segue nos três estados do sul

A chuva que atinge parte do Sul e Sudeste do país dará uma trégua no fim de semana. A partir daí entra em ação uma massa de ar polar, que provoca risco de geada no sábado no Rio Grande do Sul, região do Planalto, região serrana de Santa Catarina e até sul do Paraná, onde a mínima prevista é de 3 graus para o sábado, 12.

Segundo a previsão do tempo, além do Sul, o granizo também pode chegar a áreas do Centro-Oeste já nesta quinta-feira, 10, mas especialmente para o noroeste do Mato Grosso do Sul. Para amanhã a chuva ainda acontece em São Paulo seu de Minas Rio de Janeiro.

A expectativa ainda é de chuva para os três estados do Sul nesta quinta. Nos próximos cinco dias, a chuva deve ficar entre 15 a 30 mm no leste e oeste de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e interior do Paraná.

“Em Santa Catarina, as regiões que estão em situação de emergência por causa da falta de chuvas, não terão o quadro revertido por essas precipitações dos próximos dias, elas não vão reverter o déficit hídrico, pois onde vai chover é onde já tem muita umidade como é o caso da faixa leste do estado”, diz Desiree Brandt da Somar Meteorologia.

Ainda segundo a meteorologista, de 15 a 19 de junho, a chuva voltará aos três estados do Sul, mas será mais fraca e isolada, com os maiores volumes para o leste de Santa Catarina.

“O destaque para as chuvas segue para a região norte do Brasil. Para os próximos cinco dias são esperados os maiores volumes do país, onde estão previstos até 100 no extremo norte”, destaca Desiree.