Gado brasileiro 'toma' ruas no Marrocos e assusta moradores

Diversos

Gado brasileiro 'toma' ruas no Marrocos e assusta moradores

Em março e abril, o Marrocos importou 5.800 cabeças de gado vivo do Brasil; no destino, dois animais fugiram dos caminhões

No final de março e no início de abril, o Marrocos recebeu dois carregamentos de gado vivo do Brasil. Ao todo, foram 5.800 animais.

No último, que aconteceu no dia 8, o que era para ser apenas uma transação comercial entre dois países, se transformou em um ‘pesadelo’ para moradores de Rabat, a capital do país árabe, onde moram 577 mil habitantes.

De acordo com informações do jornal Morocco World News, neste domingo (9), o caminhão que transportava o gado se dirigia aos abatedouros, quando dois bois conseguiram escapar.

Um boi seguiu em direção a uma estação ferroviária, enquanto o outro segundo percorreu um bairro em direção à rodoviária da cidade, causando pânico nos motoristas.

Os eventos surreais foram compartilhados nas redes sociais e geraram vários comentários.

Os internautas brincaram com essa “verdadeira tourada”, mas as autoridades locais rapidamente se encarregaram da situação.

Segundo autoridades sanitárias, os animais ficaram livres por uma hora e meia, mas foram imobilizados com a ajuda da população. Os dois bovinos foram levados de volta ao caminhão.

Gado brasileiro no Marrocos

A abertura de mercado para gado vivo do Brasil para o Marrocos aconteceu no início deste ano. O primeiro carregamento aconteceu no fim de março.

Segundo Felipe Heimburger, chefe do Setor Econômico e Comercial da Embaixada do Brasil em Rabat, desde outubro do ano passado, o Marrocos já queria importar boi vivo do Brasil.

“Eles passam por uma seca sazonal e a criação local fica prejudicada. Além disso, o consumo de carne durante as noites do Ramadã aumenta”, afirmou o diplomata à Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA).

O Ramadã é o período sagrado do islamismo, no qual os muçulmanos fazem jejum durante o dia, mas promovem ceias coletivas depois do pôr do sol.

Para incentivar as importações e garantir o abastecimento do país, o Marrocos zerou a tarifa para 30 mil cabeças de gado até dezembro deste ano. A cota é válida para qualquer país com que tenha relações.

Sair da versão mobile