Diversos

Gafanhotos: Ministério da Agricultura discute inovações e estratégias no manejo

Debate com participação da Embrapa e da FAO será transmitido na próxima quinta-feira, às 14h, na redes sociais do Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza na próxima quinta-feira, 27, às 14h, o webinar internacional “Inovações e Estratégias no Manejo de Gafanhotos”. A transmissão será feita pelos canais do Mapa no YouTube e no Facebook , em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Centre for Agricultural Bioscience International (CABI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O debate contará com a participação do diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, da diretora de Controle Biológico de Ervas Daninhas do CABI, Hariet Hinz, e do representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala.

Moderado pela auditora fiscal federal agropecuária Juliana Alexandre, o bate-papo traz como convidados o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Marcos de Faria, que irá falar sobre os avanços da pesquisa com agentes de controle biológico no Brasil. Também participa a principal cientista do CABI, Belinda Luke, que irá compartilhar um caso de sucesso no uso de agentes de controle biológico no controle de gafanhotos na África.

Monitoramento

O Mapa informa que tem realizado ações de prevenção fitossanitária diante da formação de nuvens de gafanhotos, que tem causado impacto devastador principalmente nas lavouras da Argentina. Segundo o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), as nuvens de gafanhotos estão concentradas no norte do país, e a área de risco está longe da fronteira com o Brasil.

Ainda assim, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa permanece em alerta, com ações de prevenção e vigilância.

Além das nuvens de gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata, a Argentina sofre com o aumento da população de Tropidacris collaris, vulgarmente chamados de “tucura”. Por essa razão, o país vizinho recentemente declarou emergência fitossanitária também para essa espécie de gafanhotos, que é endêmica e tem importância econômica na América do Sul por atacar frutíferas.

A espécie ocorre no Brasil, mas, diferentemente do que acontece na Argentina, não tem apresentado aumento populacional ou dispersão significativa, além de não serem considerados gafanhotos migratórios, por não formarem nuvens.