Política

Governo deve anunciar aumento da mistura do biodiesel para 12%

A mistura, que era de 13% e hoje está em 10%, foi reduzida em 2021 como forma de segurar o preço do combustível

O governo deverá anunciar nesta sexta-feira (17), em Brasília, durante a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o percentual de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de petróleo.

O encontro acontecerá no Palácio do Planalto e deve contar com a participação do presidente Lula.

A mistura, que era de 13% e hoje está em 10%, foi reduzida em 2021 como forma de segurar o preço do combustível.

No entanto, o prazo da atual mistura termina no fim de março.

Nos bastidores do governo, a indicação é de que o governo deve anunciar amanhã o aumento do percentual para 12% a partir de abril.

Biodiesel no Brasil

De acordo com a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), o Brasil produziu 6,3 bilhões de litros de biodiesel em 2022 e ficou em terceiro lugar entre os maiores produtores mundiais, perdendo apenas para a Indonésia e Estados Unidos.

Segundo com o diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, reforçou os benefícios de o governo federal seguir adiante com o plano de chegar, nesse sentido, a 15% de biodiesel na composição do diesel utilizado no país.

Segundo o cronograma inicial, esse patamar deveria ser implementado até o fim de 2023. Agora, ele acredita que isso possa ser possível até março de 2024.

“A partir do esmagamento da soja, por exemplo, nós colocamos 20 milhões de toneladas de farelo de soja no mercado”, diz Donizete Tokarski.

“A principal importância do biodiesel é ele estar agregando valor à toda economia nacional. A partir do esmagamento da soja, por exemplo, nós colocamos 20 milhões de toneladas de farelo de soja no mercado, sendo que metade disso é utilizado na produção de ração e que vai virar alimento, proteína, para a população”, afirma Tokarski.