Diversos

Governo russo volta a liberar exportações de tabaco do Brasil

O governo russo informou que as exportações do Brasil serão retomadas considerando as garantias de medidas fitossanitárias fornecidas pelo Mapa

O Brasil está autorizado a retomar as exportações de tabaco para a Rússia. A liberação dos embarques foi comunicada nesta quarta, 28, pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor). O governo russo informou que as exportações do Brasil serão retomadas considerando as garantias de medidas fitossanitárias fornecidas pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa).

O diálogo para o fim do embargo ao produto brasileiro aconteceu após reunião realizada no último dia 23, que contou com a presença de representantes da secretaria de defesa do Mapa, de membros da Rosselkhoznadzor, e ainda adídos agrícolas da Embaixada do Brasil na Rússia e Representação Comercial da Rússia no Brasil.

A proibição das exportações de tabaco do Brasil para o mercado russo foi oficializada no último dia 19 de julho, após autoridades do país europeu terem identificado nas cargas a presença da mosca Megaselia scalaris, que é considerada praga quarentenária na Rússia e em países-membros da união econômica eurasiática.

O serviço sanitário russo está realizando as atividades necessárias junto com os órgãos competentes da Índia, África do Sul, Tanzânia e Malawi destinadas ao desenvolvimento das abordagens unificadas na execução da vigilância fitossanitária e também para reduzir os riscos de contaminação de produtos de tabaco pela Megaselia scalaris (Loew) e pelas outras pragas consideradas “quarentenárias” na Rússia. De acordo com os resultados desse trabalho, será considerada a possibilidade de levantar a suspensão temporária de fornecimento de tabaco desses países também.

Setor comemora decisão do governo russo

Em nota, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), viu como positiva o fim da suspensão sobre as exportações. A entidade elogiou o trabalho do Mapa com as autoridades russas e destacou a qualidade e integridade do tabaco brasileiro. Na nota, o Sinditabaco ainda ressaltou a importância do mercado russo para o tabaco do Brasil, como um dez maiores importadores nos últimos anos.

“Em 2020, a Rússia importou cerca de 22 mil toneladas, gerando divisas de US$ 54 milhões. Até junho de 2021, o país russo embarcou US$ 22 milhões e 12 mil toneladas”, diz a nota.