Diversos

Imea projeta alta de 6% na área plantada com milho em Mato Grosso

Demanda pelo cereal aquecida, aquisição insumos em ritmo avançado e oferta restrita explicam o cenário de expansão do plantio

A área plantada com milho em Mato Grosso na safra 2021/22 pode alcançar 6,22 milhões de hectares, representando uma alta de 6,44% em relação ao ciclo anterior. O dado faz parte da primeira intenção de cultivo divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

milho
Imea projeta alta para área cultivada com milho e para a colheita do cereal em Mato Grosso Foto: Paulo Ribeiro/Embrapa Milho e Sorgo

De acordo com o Imea, a expectativa é fundamentada, entre outros fatores, pela: oferta restrita do cereal na temporada atual; demanda aquecida; aquisição de insumos avançadas; comercialização de grãos apesar de não perfazerem as máximas históricas do período, encontram-se adiantadas em relação à média histórica; preços futuros em patamares elevados.

Depois de uma temporada impactada pelo clima, a expectativa inicial é de que a produtividade da safra futura retorne a média dos últimos anos para o estado, sendo projetada em 106,09 sc/ha.

Por fim, no que se refere a produção, com os resultados das estimativas de área e produtividade, a expectativa é que a safra 2021/22 possa alcançar 39,57 milhões de toneladas, um acréscimo de 21,22% frente ao observado na safra 2020/21.

Safra de milho em 2020/21 será menor

A produção de milho em Mato Grosso ficou consolidada em 32,56 milhões de toneladas na safra 2020/21, queda de 8,14% ante a safra anterior.

O Imea ressalta que a semeadura fora da janela considerada ideal para o cultivo que aliado ao menor volume de chuvas do estado afetaram o potencial produtivo de grande parte das áreas em Mato Grosso. Neste sentido, com o fim da colheita os produtores conseguiram avaliar o real impacto do clima sobre a produção da safra.

A produtividade do milho no estado ficou em em 92,65 sc/ha na safra 20/21, valor 15,02% inferior ao observado na temporada 19/20 e 0,95% menor que a estimativa do mês anterior. As regiões que mais foram impactadas pelo clima nesta safra foram sudeste, médio-norte e nordeste, com reduções na ordem de 18,42%, 17,73% e 15,21% em relação a última safra, respectivamente.