Diversos

Inflação no Brasil está comportada, diz Alexandre Garcia

Comentarista diz que ao contrário do que os pessimistas dizem, o que está acontecendo agora no Brasil é a 'recuperação'

Ao fazer uma análise sobre a inflação, o comentarista Alexandre Garcia disse que a situação no Brasil está bem comportada quando comparada com outros países.

“Se a gente pegar os Estados Unidos e a Europa, nós vamos ver que os preços dos alimentos dispararam. Na Europa, soma-se o preço da energia. Estou falando em números que duplicaram ou triplicaram. Já aqui, a causa principal foi a falta de chuvas, e elas voltaram; mais a campanha do fecha tudo, fecha empregos, fecha lojas, fecha fábricas”, afirma.

Por outro lado, diz o comentarista, o agronegócio não parou no Brasil. “A produção de alimentos não parou, o agronegócio não parou, as fábricas reabriram, as torneiras também”, diz.

Cooperativas

Alexandre Garcia relatou uma conversa que teve com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Nesta conversa, segundo Garcia, o presidente do BC falou sobre as cooperativas agrícolas. “Roberto Campos Neto vê vantagens nas cooperativas, a confiança que há entre a cooperativa negociadora e produtor rural, que também é dono, é associado. Na transferência de negociação financeira com pequenos produtores”, releva.

Garcia diz que ao contrário do que os pessimistas dizem, o que está acontecendo agora é a ‘recuperação’. “Em relação ao mundo nós estamos em melhor situação. Inclusive com a inclusão de novas áreas e mais gente na produção agrícola”.