Internacional

Alvo de protestos, primeiro-ministro da Holanda muda discurso e quer ‘estabelecer um setor agrícola forte’

Mark Rutte divulga vídeo em que aparece em uma fazenda; desde o mês passado, ele vem sendo criticado por produtores rurais

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, mudou o discurso em relação ao trabalho desenvolvido por produtores rurais do país. Alvo de protestos desde o fim de junho, quando defendeu publicamente o projeto que obrigará a redução das emissões de nitrogênio em oito anos, o político sinalizou interesse em apoiar o agronegócio local — que será drasticamente afetado caso a proposta avance. Para isso, nesta semana, ele foi a uma fazenda de criação de vacas para afirmar, agora, que está disposto a trabalhar em favor do setor.

“Estou convencido de que juntos podemos garantir que podemos estabelecer um setor agrícola forte para o futuro da Holanda”, afirmou Rutte em vídeo divulgado em seus perfis nas redes sociais. “Porque precisamos desesperadamente disso”, complementou na legenda que acompanha a produção audiovisual de pouco mais de um minuto e meio. No material, o primeiro-ministro holandês aparece em um barracão de compostagem onde vacas são mantidas.

No vídeo, publicado originalmente na segunda-feira (18), Rutte não comenta, entretanto, a possibilidade de vetar o projeto que vinha sendo amplamente defendido por ambientalistas, mas que, até então, não havia sido discutido com agricultores e pecuaristas do país europeu. A ideia de obrigar a redução das emissões de nitrogênio até 2030 fez com que produtores rurais fossem às ruas para protestar contra o governo. Vias foram bloqueadas e prédios públicos foram alvo de manifestações. Conforme registrado pelo Canal Rural, profissionais do setor acreditam que, uma vez imposta, tal lei reduzirá em 30% a produção de pecuaristas e, além disso, afetará o volume de fertilizantes usados no campo.

Apesar de feito diretamente de uma propriedade rural, o vídeo — aparentemente — não fez com que o político conquistasse novamente a confiança de agricultores e pecuaristas. Pelo Twitter, o internauta identificado como Wappie Sander fez referência à questão do uso de fertilizantes no país para tecer um comentário nada elogioso. “Você pode fertilizar a terra com o que sai da sua boca”, afirmou, ao responder a mensagem original do primeir0-ministro.

Mudança de postura do primeiro-ministro da Holanda

produtores rurais da holanda - capa 1
Estradas holandesas chegaram a ser bloqueadas por produtores rurais | Foto: Reprodução/Redes sociais

O vídeo feito diretamente de uma fazenda sinaliza, contudo, a mudança de postura de Mark Rutte diante dos protestos liderados por agricultores rurais holandeses, que incentivaram profissionais de outros países da Europa e resultaram em desabastecimento. Atualmente, ele fala da importância de se trabalhar em prol de uma “agricultura forte”. Há duas semanas, porém, ele reclamou abertamente da postura adotada por agricultores e pecuaristas. “Não bloqueiem estradas, não soltem fogos de artifício do lado de fora da casa de uma ministra, não espalhem estrume, não assustem crianças e nem ponham famílias em perigo”, reclamou o primeiro-ministro da Holanda durante o começo da série de manifestações.

Setor produtivo para a economia holandesa

Mais do que pensar em popularidade (e conquista de eleitores), Mark Rutte, que está à frente do poder neerlandês desde outubro de 2010, pode ter em mente o impacto econômico para país em caso de a agricultura e a pecuária serem diretamente prejudicadas por alguma nova lei. Isso porque, mais do que suprir o abastecimento local de alimentos, o agronegócio holandês movimenta a economia em termos internacionais. Segundo informações da agência de notícias alemã Deutsche Welle (DW), a Holanda tem cerca de 55 mil empreendimentos rurais espalhados em todo o seu território. E somente em 2019 o setor foi responsável por somar € 94,5 bilhões em exportações.

Leia também: Produtores rurais da Argentina protestam contra o governo

E mais: Ambientalistas querem ‘alterar o consumo no mundo’, reclama produtor brasileiro