Europa está desmatando florestas para garantir energia

Internacional

Europa está desmatando florestas para garantir energia

A Europa está enfrentando uma das piores crises energéticas da história, provocada pela redução do fornecimento de gás e petróleo da Rússia

A Europa está enfrentando uma das piores crises energéticas da história, provocada pela redução do fornecimento de gás e petróleo da Rússia.

Para afastar o risco de racionamento e garantir energia, o continente está desmatando florestas.

A denúncia foi feita pelo jornal The New York Times, que publicou uma reportagem mostrando que países como Finlândia, Hungria, Romênia e Estônia estão literalmente “queimando florestas” para enfrentar a crise de energia.

A reportagem explica que há mais de uma década foi criada uma lei que oferece subsídio para a queima de restos de madeira como aparas, pallets e serragem para produção de energia, em substituição ao carvão e ao gás natural.

Mas que agora estão derrubando árvores em áreas preservadas com esse objetivo em vários países.

Florestas na Finlândia e na Estônia, por exemplo, anteriormente vistas como ativos cruciais para reduzir o índice de carbono na atmosfera, são agora fonte de tanta extração que cientistas passaram a considerá-las emissoras de carbono.

O governo da Hungria acabou com regras de conservação para permitir um aumento na exploração de madeira em florestas antigas.

Os pesquisadores já não conseguem rastrear a quantidade de árvores derrubadas.

No parlamento europeu há um projeto que pretende eliminar a maioria dos subsídios industriais no setor e proibir países de queimar árvores inteiras, mas vários governos europeus afirmam que com a proximidade do inverno e com o fornecimento de gás natural e petróleo da Rússia ainda está em risco não é o momento para interferir nesse assunto.

Embora a extração de madeira não seja proibida nas florestas protegidas da Europa, os governos são obrigados a realizar avaliações ambientais para garantir que a terra esteja sendo conservada.

Mas especialistas ouvidos pelo New York Times dizem que essas avaliações são raras.

“No ano passado, o Tribunal de Contas Europeu deu o alarme sobre essas florestas supostamente protegidas, encontrando muitas delas em “estado de conservação ruim ou ruim”.

Sair da versão mobile