Diversos

Lula anuncia R$ 430 milhões para enfrentar estiagem no RS

O dinheiro será usado com medidas de auxílio aos atingidos pela estiagem, entre elas, uma linha de crédito para pequenos e médios produtores

Afetado pela estiagem, o Rio Grande do Sul receberá R$ 430 milhões do governo federal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou nesta quarta-feira (22) a liberação dos recursos em reunião com ministros no Palácio da Alvorada.

O dinheiro será destinado às áreas de agricultura, desenvolvimento social e defesa civil.

No encontro, o governo avaliou as demandas de prefeitos, deputados, vereadores e entidades de trabalhadores do campo sobre ações emergenciais para enfrentar a seca no Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira (23), uma comitiva de ministros viaja ao estado para avaliar os estragos da estiagem.

A Região Sul do Brasil tem mais de 300 municípios em situação de emergência, das quais quase 200 com reconhecimento oficial.

A expectativa é de que, durante a viagem, sejam anunciadas medidas de auxílio aos atingidos pela seca, entre elas, uma linha de crédito emergencial para pequenos e médios produtores.

No início de fevereiro, uma comitiva gaúcha esteve em Brasília em busca de ajuda para o estado.

Além do ministro da Integração e do Desenvolvimento Social, Waldez Góes, devem integrar a comitiva ao Rio Grande do Sul os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edgar Pretto.