Mato Grosso é o maior produtor nacional de peixes, segundo o IBGE

Estado somou 75 mil toneladas em 2013, o que corresponde a 19,3% do total nacional no mesmo anoCom uma produção de aproximadamente 75 mil toneladas, Mato Grosso foi o maior produtor brasileiro de peixes em 2013. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado foi responsável por 19,3% da produção total da piscicultura do país, que foi de 392,5 mil toneladas. Mato Grosso produziu 24 mil toneladas a mais que o segundo colocado, o Paraná.

Em termos municipais, o maior produtor de peixes e alevinos foi Sorriso, com 21,5 mil toneladas produzidas em 2013.  O município de Nossa Senhora do Livramento foi o terceiro que mais produziu, com 14,1 mil toneladas.
 
Os dados são da pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM) que, pela primeira vez, investigou a aquicultura brasileira. A atividade foi subdividida em piscicultura (criação de peixes e alevinos), carcinicultura (criação de camarões e suas larvas e pós-larvas), malacocultura (criação de ostras, vieiras e mexilhões e suas sementes) e criação de outros animais aquáticos (rãs, jacarés e outros).
 
Conforme a pesquisa, os peixes redondos (Tambacu, Tambantinga e Tambaqui) são as principais espécies criadas em Mato Grosso, representando 75% da produção, seguidos pelos bagres de couro (Pintado, Cachara, Cachipira, Pintachara, Surubim) com 14% da produção estadual. 
 
– A pesquisa retrata uma realidade já conhecida pela Famato e pela Aquamat diante do crescimento da piscicultura estadual, que se apresenta com uma das alternativas para os produtores rurais aumentarem seu portfólio dentro das suas fazendas – destaca Rafael Linhares, analista de Pecuária da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
 
Diagnóstico da Piscicultura

Em outubro, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) lançou, a pedido da Famato e do Senar-MT, o primeiro Diagnóstico da Piscicultura de Mato Grosso, que identificou as principais oportunidades e desafios da cadeia. O estudo levantou ainda, o perfil dos produtores e dos consumidores de peixes em Mato Grosso.
 
Para o diagnóstico foram entrevistados 231 produtores e 16 frigoríficos e pontos de comercialização de peixe. Boa parte desses piscicultores (56%) está há menos de cinco anos na atividade. De acordo com a pesquisa do Imea,  a maioria da produção é destinada para o consumo no Estado (72%).