Diversos

Acordo Mercosul-UE: Brasil deve mudar mentalidade para que negociações avancem, diz Daoud

Para o comentarista, Europa pode ter receio de fechar o acordo pensando na proteção do mercado interno

Representantes de indústrias do Mercosul e da União Europeia divulgaram uma carta conjunta solicitando agilidade para o fechamento do acordo econômico entre os dois blocos. Segundo o documento assinado pelas entidades, o acordo trará ganhos para as duas partes no campo financeiro, estratégico e de sustentabilidade.

No entanto, para o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, para que as negociações sobre o acordo avancem, o Brasil precisará mudar sua postura. “O acordo é bom, mas vamos ter dificuldades para selar as negociações se não mudarmos a nossa mentalidade, onde nesse momento secundárias estão prejudicando o Brasil”, diz o comentarista.

Daoud lembra que o Brasil ainda tem algumas diferenças com países importantes que compõem o acordo, como a França, onde, segundo ele, será preciso adotar medidas que minimizem as diferenças para o acordo ser promulgado.

Ainda na avaliação do comentarista, a Europa pode mostrar algum receio em fechar o acordo com o Mercosul por estar mais preocupada com a proteção de seu mercado interno. “O Brasil não é nada competitivo em termos de produção com a Europa. Não podemos comparar nossa cadeia de lácteos com a deles. O que precisamos ter é coerência e clareza nas decisões para selar o acordo”, destaca Daoud.