Diversos

Meteorologia alerta para ondas de frio mais intensas durante o inverno

Segundo a previsão do tempo, a chuva no inverno, que começa na próxima segunda, 21, deve ficar abaixo da média em boa parte do Brasil

Às vésperas do último fim de semana do inverno, praticamente todas as estações do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, registraram mínimas inferiores a 10°C e já tem uma nova onda de frio prevista para o centro-sul do Brasil entre os dias 24 e 25 de junho. O inverno tem início no dia 21 de junho de 2021 às 00h32 e termina em 22 de setembro de 2021, com o equinócio da primavera.

Agora para o inverno, a simulação da Universidade de Colúmbia (IRI) indica uma estação com chuva abaixo da média para a região Sul, uma das poucas que costuma receber precipitação mais intensa nesta época do ano. A grande área com chuva acima da média que abrange boa parte do Centro-Oeste e Norte deve ser analisada com cautela: a média histórica de chuva é baixíssima na maior parte dos estados. Então, qualquer precipitação, mesmo fraca, consegue romper a climatologia. Portanto, chuva acima da média não quer dizer precipitação regular e intensa, segundo Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

No leste do Nordeste, por outro lado, o próximo trimestre mais chuvoso é uma boa notícia para a agricultura, após o mês de maio bastante seco em áreas de cana de açúcar, feijão, milho, mandioca, soja e pastagens. Por fim, a região Sudeste terá inverno seco, como normal para a estação.

Durante o inverno, serão poucas as ondas de frio com amplitude para avançar pelo Brasil. A temperatura ficará acima da média desde o norte do Paraná, passando por boa parte do Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste, o calor acima da média naturalmente não está associado com ondas de frio, mas indica chuva irregular, alternada com longos períodos com tempo seco e ensolarados, portanto, períodos quentes.

Para o trimestre outubro-novembro-dezembro, pode ser uma época chuvosa no Brasil. Há maior chance de chuva acima da média no norte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de boa parte do Nordeste. As primeiras precipitações não devem demorar a retornar na primavera. Em outubro, por exemplo, há maior chance de chuva acima da média em Minas Gerais, Goiás, sul e leste de Mato Grosso e nordeste de Mato Grosso do Sul. Em novembro, será a vez de frentes frias chuvosas mais ativas sobre o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins.

Por outro lado, após o inverno, a região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul terão uma primavera menos chuvosa que o normal. Ainda assim, a expectativa é de aumento da frequência das precipitações em setembro e outubro. Em novembro, no entanto, existe a maior chance de estiagens regionalizadas, enquanto dezembro será o período mais úmido do último trimestre no Centro e Sul do Brasil.

Sobre a temperatura, o último trimestre de 2021 será caracterizado por valores próximos da média histórica, até normal pela regularização da precipitação. Apenas o interior da Região Sul e do Estado de São Paulo e o sul e leste de Mato Grosso do Sul terão calor acima da média por conta da precipitação abaixo do normal. Atenção para temperaturas mais elevadas em novembro no interior do Paraná.