Diversos

Meteorologia prevê pancadas de chuva no início da semana; confira a previsão em todo o Brasil

Previsão do tempo aponta para queda de granizo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

chuva fazenda clima
Foto; Pixabay

Segunda-feira, 25

Sul

O calor ainda deve atingir a região Sul por causa de ventos que sopram do quadrante norte, mas um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico ajuda a manter as instabilidades sobre os três estados da Região. A chuva vem em forma de pancadas com trovoadas, queda de granizo eventual e ventos moderados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Atenção com os volumes de chuva mais expressivos no oeste e sul do Paraná, norte e leste do Rio Grande do Sul e toda Santa Catarina.

Por causa do solo encharcado das chuvas dos dias anteriores, o risco para transtornos como alagamentos ainda segue alto.

Sudeste

Nesta segunda, a meteorologia indica que o tempo fica seco em áreas mais restritas ao norte de Minas Gerais. O calor da tarde e ventos que sopram em níveis mais altos da troposfera, ajudam a formar pancadas de chuva isoladas com trovoadas e ventos moderados até o fim do dia em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas, inclusive retornando a Belo Horizonte.

Além disso, não estão descartados temporais localizados com eventual granizo. Como não tem um sistema muito organizado, como uma frente fria, a chuva atinge uma ou outra cidade.

Centro-Oeste

Um conjunto de sistemas ajuda a organizar nuvens carregadas e pancadas de chuva com trovoadas em todo o Centro-Oeste. A chuva, apesar de bem localizada, acontece em áreas do leste de Goiás e do Distrito Federal. Pontualmente se esperam temporais, inclusive com eventual granizo. Ainda tem previsão de ventos moderados entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nordeste

A previsão do tempo mostra que a semana começa com tempo aberto e ensolarado no centro e norte da Bahia e numa área entre o sul do Piauí e o sertão de Pernambuco. Por outro lado, a chuva se espalha para outras áreas do Nordeste. Na faixa leste, a chuva vem mais no fim do dia de forma passageira. Já entre o oeste da Bahia até o norte do Maranhão tem previsão de chuva pontualmente mais forte com trovoadas, após uma tarde de calor.

Norte

Na segunda-feira, novamente a chuva volta a se espalhar por todo o Tocantins, por causa do reposicionamento de uma massa de ar seco que atua no Nordeste. Assim, chove em forma de pancadas com trovoadas em todo o Norte. Destaque para a chuva mais volumosa em Rondônia, Acre, Amazonas e leste do Amapá e norte do Pará. Mesmo com a chuva, a sensação é de abafamento.

Terça-feira, 26

Sul

Uma nova frente fria se forma no Sul e se junta às instabilidades que já atuavam na região há alguns dias. Dessa maneira, tem previsão de chuva forte e volumosa, mais generalizada e com risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos, sobre o Rio Grande do Sul e oeste, sul e Serra de Santa Catarina. Em outras áreas do Sul a chuva também pode vir forte, mas mais isolada. Nas áreas de fronteira são esperadas as maiores rajadas de vento. Como o vento ainda não muda de direção, a sensação é de tempo abafado nos três estados.

Sudeste

Os ventos que vêm do Norte ganham força e por isso as temperaturas sobem em todo o Sudeste, garantindo uma tarde quente. Numa faixa que vai desde o norte fluminense até o norte mineiro, não tem previsão de chuva. Por outro lado, áreas de instabilidade se formam a partir da circulação de ventos em altitude e provocam mais uma vez pancadas de chuva com trovoadas, de maneira localizada mas que podem ser pontualmente fortes. No litoral fluminense, ventos sopram moderados.

Centro-Oeste

Na terça-feira, mais um dia de chuvas isoladas em forma de pancadas com trovoadas espalhadas pelo Centro-Oeste, após uma tarde quente. Trata-se de áreas de instabilidade que se formam a mais de 10 km de altura, o calor e um corredor de umidade da Amazônia. Além da chuva que pode ser forte, são esperadas trovoadas e ventos moderados. Na fronteira com o Paraguai, ventos sopram com mais de 60 km/h no fim do dia.

Nordeste

A condição para temporais continua na faixa norte do Nordeste por causa da borda de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Podem ocorrer trovoadas e até eventual granizo desde o Maranhão até o Ceará, mas de maneira bem localizada e atingindo uma ou outra cidade. Nas cidades do leste do Nordeste, a chuva vem mais fraca e no final do dia. Ventos sopram moderados, sobretudo em áreas litorâneas.

Norte

Na terça-feira, mais um dia de nuvens carregadas e sensação de abafamento na região Norte. Chuva pesada entre Pará e Amapá por causa de instabilidades tropicais e da Zona de Convergência Intertropical, inclusive em ambas as capitais. No Tocantins, não estão descartadas trovoadas e granizo eventual. Em outras áreas do Norte, a chuva vem mais isolada.