Diversos

Ministra representa Brasil em evento da ONU que debate sistemas alimentares

Tereza Cristina participa de painéis e reuniões bilaterais durante a Pré-Cúpula dos Sistemas Alimentares, em Roma, na Itália

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, está representando o governo brasileiro na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde esta segunda-feira, 26, até a próxima quarta, 28, em Roma. Ela vai participar de painéis e reuniões bilaterais para debater o aprimoramento dos sistemas alimentares a nível global.

No primeiro dia do evento, a ministra participa do painel Achieving Zero Hunger: Nutritiously and Sustainably, que promoverá um diálogo sobre soluções para a erradicação da fome no mundo. Está prevista também a presença da ministra no Primeiro Fórum de Ministras da Agricultura das Américas, evento promovido pelo Instituto Interamericano para Cooperação para a Agricultura (IICA).

Devem ser realizadas ainda reuniões bilaterais com ministros de países europeus e representantes de organismos internacionais, como a vice-chefe da ONU, Amina Mohammed e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu.

“Nesses encontros, pretendo ressaltar que não há uma solução única para a sustentabilidade dos sistemas alimentares e que a imposição de modelos alheios às realidades locais não funcionará. Pelo contrário, poderá resultar em mais fome e escassez. É essencial portanto, que a Cúpula reconheça a diversidade de caminhos para sistemas alimentares sustentáveis”, explica a ministra.

Tereza Cristina também estará presente em evento para divulgar as 16 mensagens-chave definidas pelos países da região no âmbito do IICA, com a participação de outros ministros da América Latina e Caribe.

Em relação à produção agrícola brasileira, a ministra irá mostrar as políticas de fomento à produção sustentável, como o Plano de Agricultura de Baixo Carbono, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Código Florestal. Serão promovidos debates sobre a possível formação de coalizões sobre temas de interesse para o Brasil, como merenda escolar e o combate a perdas e desperdícios.

Também participam da delegação do Mapa a Roma o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Ribeiro, o diretor de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, João Adrien, e o assessor especial Fernando Zelner. A delegação brasileira deve contar ainda com membros dos Ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, do Meio Ambiente e da Cidadania.

A Pré-Cúpula precede a Cúpula dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit, ou FSS, na sigla em inglês), que está marcada para setembro, durante a semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento pretende acelerar esforços para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da transformação dos sistemas alimentares rumo à sustentabilidade.

O governo brasileiro tem participado das consultas e discussões para a preparação da Cúpula a partir da coordenação entre os Ministérios das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Saúde; da Cidadania; do Meio Ambiente; e de outros órgãos governamentais.