Diversos

Morre Osório Henrique Furlan, um dos pioneiros da Sadia

Osório teve passagens pela Sadia em diferentes momentos e fez parte da sua história, tendo atuado em cargos executivos, bem como em seu conselho de administração

Osório Henrique Furlan
Luiz Fernando Furlan, atual conselheiro da Sadia, e seu pai, Osório Henrique Furlan. Foto: Reprodução/ Prefeitura de Concórdia (SC)

Morreu neste domingo, 28, em São Paulo, Osório Henrique Furlan, integrante da família fundadora da Sadia. A informação foi confirmada pela BRF, que detém a marca. Pai do atual conselheiro da companhia, Luiz Fernando Furlan, Osório teve passagens pela empresa em diferentes momentos e fez parte da sua história, tendo atuado em cargos executivos, bem como em seu conselho de administração.

Nascido em Caxias do Sul (RS) em 1922 e neto de imigrantes italianos, mudou-se para Concórdia (SC) em 1944 para trabalhar com o sogro Attilio Fontana na recém-inaugurada empresa Sadia onde desempenhou múltiplas atividades e, aos 23 anos, assumiu a função de diretor-gerente.

No início dos anos 1960, Osório Furlan foi morar em São Paulo. Afastado do dia a dia das fábricas, o empresário focou suas atividades na expansão do grupo, consolidando o nome Sadia no Brasil e no exterior. Aos 47 anos, ingressou na faculdade de direito com o filho Osório Furlan Júnior e formou-se bacharel com mais de 50 anos.

Em 2007, Osório Furlan encerrou suas atividades profissionais na Sadia como vice-presidente do conselho de administração, mas continuou trabalhando e comparecendo diariamente a seu escritório.

“Osório Henrique Furlan deixa a esposa, Lucy, companheira por 76 anos, seus cinco filhos, Henrique Júnior, Luiz Fernando, Diva, Lucila e Leila, 11 netos e 18 bisnetos. Dedicamos nossos sinceros sentimentos a todos os seus amigos e familiares”, disse a BRF em nota.

No facebook, a prefeitura de Concórdia (SC) lamentou o falecimento e determinou luto oficial por três dias. “Nosso município tem muito a agradecer a contribuição deixada por Osório. Nosso crescimento e desenvolvimento vieram da luta e trabalho destes pioneiros natos, que aqui plantaram seu conhecimento e vontade de ver o progresso”.