Diversos

Professor Flávio Massone, referência na anestesiologia veterinária, morre aos 80 anos 

Massone desenvolveu um respirador artificial para uso em cirurgia de animais de grande porte e era professor emérito da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp

Professor Flávio Massone
Foto: CRMV

Morreu nesta segunda-feira, 29, Flavio Massone, Professor Emérito da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, em Botucatu (SP). O acadêmico é um dos grandes nomes da anestesiologia veterinária e sofreu complicações da Covid-19.

Massone tinha 80 anos e, em sua longa carreira, desenvolveu um respirador artificial para uso em cirurgia de animais de grande porte, em formato de maleta portátil. O aparelho, tão eficiente quanto seu similar convencional, importado, custa 30% menos. 

Por meio de nota, a diretoria da FMVZ lamentou o ocorrido. “ O professor Flávio Massone foi uma das pedras angulares sob as quais a história da FMVZ foi construída. É também o responsável pelo reconhecimento da Anestesiologia Veterinária como especialidade no Brasil. Através dos inúmeros anestesiologistas brasileiros que conviveram ou foram orientados pelo professor Flávio Massone, ele deixa como legado a consolidação da Anestesiologia Veterinária Brasileira como uma especialidade respeitada internacionalmente. Sua partida deixa um vácuo enorme que será sentido em todo o Brasil”, disse.

O professor Flávio Massone concluiu a graduação em Medicina Veterinária, pela USP, no ano de 1967. Era Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Farmacologia pela USP.

Aposentou-se como professor titular junto ao Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária e recebeu o título de Professor Emérito da FMVZ no ano de 2012. 

Ao longo dos anos publicou dezenas de artigos científicos em periódicos especializados, lançou livros e orientou dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e trabalhos de Iniciação Científica.

Sua principal área de atuação era a Anestesiologia Veterinária. Foi diretor científico do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária por dois mandatos e atuava atualmente como vice-presidente da Sociedade Paulista de Anestesiologia Veterinária.