Nacional

Auditores fiscais federais agropecuários podem entrar em greve na semana que vem

Auditores fiscais federais agropecuários alegam descaso do governo federal com as reivindicações da carreira

Os auditores fiscais federais agropecuários podem decretar uma greve e paralisar as atividades por tempo indeterminado na semana que vem.

A decisão será tomada em Assembleia Geral Nacional Extraordinária (Agne), segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), que representa a categoria.

A assembleia está marcada para a próxima quarta-feira (25).

Confira o vídeo do presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo

Em nota, a entidade afirma que os auditores fiscais federais agropecuários já estão intensificando a mobilização em todo o país, podendo gerar atrasos e filas em portos, aeroportos e fronteiras estratégicas para a entrada e saída de cargas do Brasil.

De acordo com o Anffa Sindical, o governo federal não sinalizou positivamente às necessidades da carreira, de recompor perdas inflacionárias e defasagem salarial de mais de cinco anos sem reajustes.

“É muito provável que o indicativo de greve seja aprovado na Agne”, avalia Janus Pablo, presidente do Anffa.

Se a greve for confirmada, o presidente do sindicato afirma que serão preservados serviços essenciais à saúde e à segurança alimentar do país e mantidos controles de entrada de pragas e doenças, a fim de não comprometer programas de erradicação e controle importantes para o país, a exemplo da Febre Aftosa, da Peste Suína Africana (PSA) e de pragas que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário.

“Na operação-padrão os affas vêm obedecendo aos prazos regimentais e emitindo a documentação necessária à liberação de cargas ao produtor”, esclarece e informa que isso também não mudará, caso haja paralisação.

“Nas rotinas de trabalho, os affas também vão priorizar as atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas vivas e perecíveis, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de companhia (pets), assim como eles têm feito durante a operação-padrão”, reforça.

Exigências

O presidente do Anffa destaca que a carreira vem se esforçando para compensar a carência de 1.620 auditores fiscais federais agropecuários, o acumulo de serviço, o excesso de horas trabalhadas, com turnos estendidos, sem direito a usufruir dessas horas-extras e nem dos bancos de horas.

De acordo com o sindicato, o Ministério da Agricultura tem pouco mais de 2,5 mil auditores fiscais federais agropecuários na atividade. No ano 2000, o contingente era de 4.040.