Nacional

Estudantes do interior de SP participam do projeto Dia de Campo

Proposta é fazer com que alunos do ensino médio aprendam a importância do agronegócio

Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, recebeu o projeto Dia de Campo no último fim de semana. Além da tradicional troca de conhecimento e dicas técnicas para os profissionais da área, dessa vez, os mais jovens também participaram.

+ Produtor rural brasileiro é quem mais dedica recursos à preservação ambiental, diz chefe da Embrapa

Em uma aula inusitada, mais de 700 alunos do ensino médio da região de Ourinhos, também no interior paulista, aprenderam que, para comer, é preciso do agronegócio.

O encontro faz parte do projeto “Conhecendo na Prática”, que busca relatar o dia a dia do setor agropecuário. As palestras trouxeram detalhes sobre a cadeia produtiva da carne e a importância de produzir com sustentabilidade, respeitando o ciclo completo e implantando ferramentas que reduzam custos ambientais e sociais.

Os alunos também conheceram o movimento “De Olho no Material Escolar”, iniciativa que surgiu na pandemia, em 2020, por meio de um grupo de mães que, ao auxiliar os filhos na lição escolar, perceberam que o material didático da escola trazia fatos sobre o agronegócio que não demonstravam a realidade.

Estudantes em contato com o agronegócio

agronomo - agência brasil
Foto: Agência Brasil

Depois das palestras, os alunos visitaram os stands para conhecer as novidades em tecnologia e plataformas digitais. E uma breve explicação para mostrar o trabalho dos tratores no campo.

O evento foi realizado na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, local que recebeu a Abertura Nacional do Plantio da Soja, da safra 2022/23.

Na parte da tarde, a conversa foi com os adultos. Nessa parte, muitas dicas sobre manejo, solo e produtividade Ao final do dia, uma visita na lavoura que já estava pronta para receber a soja.