Nacional

Temperaturas baixas e ciclone marcam começo da semana. Veja previsão em todas as regiões

Rajadas de vento, chuva forte e geada podem afetar estados brasileiros nos primeiros dias da segunda quinzena de maio

Temperas baixas em grande parte do Brasil ditam o clima deste começo de semana. No Sul, a chegada de um ciclone extratropical pode provocar rajadas de vento de até 115 km/h em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Confira a previsão para segunda e terça em todas as regiões do país:

ciclone bomba

Segunda-feira (16):

Sul

A frente fria se afasta do continente e a massa de ar polar se estende pela região Sul, derrubando as temperaturas e deixando o tempo aberto e seco em quase todas as áreas. Entre o litoral de SC e PR, sol e chuva no decorrer do dia. Com o resfriamento, a possibilidade de ocorrência de geada na região de Bagé é alta. Um ciclone extratropical que surgiu do aprofundamento de um sistema de baixa pressão proximo à costa do RS gera ventos de forte intensidade por todo o estado e faixa sul e leste de SC. As rajadas ultrapassam os 70 km/h deixando os municípios do RS em estado de alerta para transtornos.

Sudeste

A frente fria se afasta em direção ao Nordeste do país, mas as chuvas continuam em quase todas as áreas. Chuva com trovoadas ocorre entre MG, ES e RJ. No estado de SP, tempo nublado com chuva passageira. Massa de ar polar chega no oeste de SP derrubando as temperaturas e deixando o tempo aberto, sem muitas nuvens.

Centro-Oeste

O tempo fica instável na região nesta segunda-feira. A maior parte das áreas de MT e GO ainda terão sol, mas há condições para chuva com risco de trovoadas. A chuva ainda se intensifica no
sul de GO e vem acompanhada por raios. No MS, o tempo firme.

Nordeste

A maior parte da BA, extremo sul do MA e sul do PI seguem com tempo firme nesta segunda-feira. A chuva ainda se destaca na Região Nordeste e chove forte principalmente na costa norte. Em AL, SE, PB e PI, o sol predomina e há chuva rápida.

Norte

A chuva segue concentrada em todos os estados da região. Chove forte e com risco de raios por todo o AM, AC e RR. No PA, RO e AP o sol ainda aparece entre algumas aberturas, mas a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas.

 

Terça-feira (17)

Sul

Na terça-feira o Ciclone Extratropical se aproxima do continente e deixa todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina em estado de alerta para eventuais transtornos causados pelas rajadas de ventos que podem ultrapassar 115 km/h e 90 km/h, respectivamente, e pelas chuvas intensas que devem atingir quase todas as áreas entre RS e SC. No Paraná as rajadas atingem até 70 km/h e deixa o estado em atenção. Devido ao resfriamento causado pela massa de ar polar, a possibilidade de geada entre as cidades de Ivaí e Curitiba são altas. A região de Uruguaiana tem tempo aberto e sem nuvens, sem possibilidade de chuva. As temperaturas dos estados seguem bem baixas e há possibilidade de ocorrência de neve nos Campos de Cima da Serra entre RS e SC.

Sudeste

A massa polar avança e atinge quase todo o estado de São Paulo, com temperaturas baixas, a
sensação de frio começa a se intensificar. Com a frente fria próxima da Bahia, chuva volumosa atinge as regiões de São Mateus em ES e região central de MG. Tempo nublado e chuva fraca no RJ, litoral norte de SP e Vale do Paraíba. Devido ao ciclone extratropical próximo ao RS, rajadas de vento atingem o estado de SP, RJ e Sul de Minas Gerais, ultrapassando 60 km/h.

Centro-Oeste

O avanço de uma massa de ar polar diminui as temperaturas em MS e sul e oeste de MT, deixando o tempo aberto e sem previsão de chuva. Em Goiás e no Distrito Federal as condições do tempo ainda são instáveis, com o sol e chuva fraca no decorrer do dia.

Nordeste

Condição de tempo instável por toda a região Nordeste, chuva volumosa com trovoadas ocorre
no extremo sul da BA, na costa leste, sol e chuva, trovoadas isoladas entre o MA e oeste de PE.

Norte

Chuva volumosa e intensa em quase todos os estados, principalmente no AM e PA. Sol e chuva
no TO, com trovoadas isoladas. Massa polar avança e atinge AC e RO, causando a diminuição na
temperatura e condições de tempo estável.