Diversos

‘Nossa história e cultura estão ligadas ao meio rural e ao sustento que dele tiramos’, diz Tereza Cristina em Roma

Ministra destacou importância da agricultura na América Latina durante o segundo dia da Pré-Cúpula realizada na Itália

No segundo dia da Pré-Cúpula sobre Sistemas Alimentares, realizado em Roma, na Itália, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e ministros da Agricultura das Américas apresentaram as principais mensagens e perspectivas do setor para o continente.

A ministra Tereza Cristina destacou a importância da agricultura na cultura, história e modo de vida da América Latina. Ela também ressaltou a necessidade de reconhecimento de diferentes sistemas alimentares.

“Os países das Américas foram os primeiros a adotar um conjunto de princípios comuns para orientar sua atuação na cúpula. Esse fato representa a importância da agricultura para os nossos países. Na América Latina, nossa história, cultura e modo de vida estão ligadas ao meio rural e ao sustento que dele tiramos. Nossas sociedades se desenvolveram a partir da relação com a terra e animais. Somos exemplo de produção com sustentabilidade, condição que contribui para que sejamos a região mais supridora de alimentos para o mundo, assim como de serviços ambientais. É imprescindível que nossas perspectivas sobre a evolução dos sistemas alimentares não sejam apenas ouvidas, mas incorporadas às narrativas que estão sendo produzidas nesta Pré-Cupula”, disse a ministra brasileira.

O evento realizado em Roma é uma prévia da Cúpula sobre Sistemas Alimentares de 2021, a ser realizada em setembro em Nova York pela Organização das Nações Unidas (ONU).