Opinião

Daoud: Entendimento comercial com a China faz parte do jogo

O comentarista avalia que é hora de manter o bom senso e tentar um relacionamento saudável com o principal parceiro comercial do Brasil

O Ministério da Agricultura enviou à China uma carta formalizando o pedido de retomada das importações de carnes de quatro frigoríficos brasileiros. Nas últimas semanas, cinco plantas tiveram as habilitações de exportação suspensas pelo país asiático.

De acordo com o secretário de comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Ribeiro, a carta foi enviada nesta terça, 7, à noite à China e ainda não teve resposta. Desde antes das suspensões, o ministério tem repassado às autoridades chinesas a situação dos frigoríficos brasileiros em relação à contaminação pelo novo coronavírus entre funcionários.

Para o comentarista Miguel Daoud, neste momento, é preciso ter bom senso e garantir uma boa relação comercial com a China. “Nós temos que ter um excelente relacionamento diplomático e comercial, com respeito à essa relação. O que a preocupa nesse caso é o que pode vir pela frente, pois sabemos que os preços estão em patamares elevados em alguns setores e uma economia que entra em processo de recessão mundial, com demanda menor”, disse.

Segundo Daoud, o Brasil tem uma dependência muito grande do mercado chinês, sobretudo no agronegócio. “Estamos com um pé só na canoa da China, e se for para um lado que a gente não goste, acabamos afundando. É importante ter esse posicionamento que o ministério da Agricultura teve, e garantir uma boa relação, não atacando o nosso principal parceiro comercial”, disse.