Diversos

‘Oscar do vinho’ avalia qualidade da safra brasileira 2021

Ao todo, 72 enólogos degustam 406 amostras inscritas por 53 vinícolas de quatro estados brasileiros

O consumo de vinho no Brasil registrou um crescimento de 18,4% em 2020, em comparação a 2019. O volume de 430 milhões de litros representa hoje 2% do mercado mundial.

Nesta semana, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) começou a avaliar a qualidade da safra de 2021. Ao todo, 72 enólogos avaliam 406 amostras inscritas por 53 vinícolas de quatro estados brasileiros, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia.

Em entrevista ao Rural Notícias, o presidente da ABE, André Gasperin, diz que a avalição da safra está na 29ª edição, se consolidando como o ‘Oscar’ do vinho. “Reunimos especialistas que terão a oportunidade de degustar os 16 vinhos mais representativos da safra”, conta.

Ainda de acordo com ele, o vinho brasileiro vem de destacando também no cenário internacional. “O produto brasileiro vem sendo reconhecido em concursos no exterior. Conseguimos premiações relevantes, onde o Brasil se destacou resgatando a tipicidade e qualidade do vinho que é produzido em escala continental e agrada consumidores nos mercados interno e externo”, completa Gasperin.