Pecuária

Aftosa: campanha de vacinação prorrogada em 14 estados termina no dia 31

Medida foi solicitada por entidades representativas dos produtores, em decorrência da falta de vacinas e necessidade de remanejamento de doses para algumas regiões

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano de 2021 foi prorrogada até a próxima sexta-feira (31), em decorrência da falta de vacinas e necessidade de remanejamento de doses para algumas regiões. A medida, que foi adotada por 14 estados, foi solicitada por entidades representativas dos produtores, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Conforme orientação da federação, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2 ºC e 8 ºC, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve declarar a vacinação no sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) até o dia 7 de janeiro.

A declaração deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual.

vacina contra febre aftosa
Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento