Aves e Suínos

McDonald's começa a comprar ovos de galinha livre de gaiola

O objetivo é atingir a meta estabelecida pela companhia de adquirir exclusivamente esse tipo de produção a partir de 2025

produção de ovos com galinhas criadas em gaiolas
Conhecido como cage free, esse sistema de produção de galinhas livre de gaiolas permite que as aves tenham espaço para andar livremente – Foto: Paulo Giovani Abreu/ Embrapa

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo, anunciou que começou a comprar ovos de galinhas criadas sem gaiola. Segundo a empresa, o primeiro país beneficiado será o Brasil. O objetivo é atingir a meta estabelecida pela companhia de comprar exclusivamente esse tipo de produção a partir de 2025.

“Dar esse passo é muito significativo para nós. Continuamos concentrando esforços para minimizar o impacto ambiental de nossas operações”, afirma o diretor corporativo de desenvolvimento sustentável da companhia, Leonardo Lima. Os objetivos globais do sistema McDonald’s inclui minimizar o impacto ambiental de seus restaurantes e construir uma cadeia de suprimentos mais sustentável até 2030.

O projeto inicial está focado no centro de distribuição da empresa no Paraná, que é responsável pelo fornecimento para toda a rede de restaurantes na região sul do Brasil. A partir disso, o plano é expandir a oferta em todo o país e, depois, para o restante dos mercados operados pela Arcos Dorados.

Conhecido como cage free (livre de gaiolas), esse sistema de produção permite que as aves tenham espaço para andar livremente, esticar as asas e realizar comportamentos naturais importantes, como reprodução e criação de ninhos para botar seus ovos. Os locais onde ficam são secos e protegidos de predadores ou condições climáticas adversas que podem comprometer a saúde do grupo.