Boi

Boi bombeiro: estudo aponta que quanto maior o rebanho, menor incidência de focos de incêndio

Trabalho indica que a presença dos animais nos biomas Pantanal e Cerrado contribuiu para evitar queimadas nos anos de 2018 e 2019

boiada gado bovino arroba do boi gordo carne bovina
Foto: Wenderson Araujo/CNA

A Secretaria da Fazenda do Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira, 22, uma nota informativa apresentando um estudo que avalia a correlação entre a densidade dos rebanhos bovinos e o número de focos de incêndio no território brasileiro e em alguns biomas. A conclusão do estudo aponta que, nos biomas Pantanal e Cerrado, a maior população de bovinos por quilômetro quadrado está associada a uma menor incidência de focos de incêndio por quilômetro quadrado em escala municipal.

“O tamanho do rebanho e o número de focos de incêndio não apresentam entre si relação positiva. Municípios maiores tenderão a ter tanto maior rebanho bovino, quanto maior número de focos de incêndio. O importante é avaliar se o número de focos de incêndio cresce de forma mais do que proporcional, menos que proporcional ou proporcionalmente ao tamanho do rebanho”, destaca o estudo.

A nota informativa do Ministério da Economia destaca, ainda, que a correlação entre a densidade do rebanho e o número de focos de incêndio por quilômetro quadrado foi negativa para todos os biomas analisados no estudo, com exceção do bioma Amazônia em 2018, onde a correlação entre rebanho e focos de queimadas não foi considerada significativa.

Para chegar a essas conclusões, a pesquisa considerou variáveis como densidade do rebanho bovino no município, incidência de focos de incêndio por quilômetro quadrado no município e emissão de energia de incêndios por quilômetro quadrado no município. O levantamento também utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), considerando os anos de 2018 e 2019.

Confira a nota informativa na íntegra