Boi

Exclusivo: Na China, Lula vai propor fim do protocolo de autoembargo

Informação foi dada em primeira mão pelo comentarista Miguel Daoud durante o telejornal 'Mercado & Companhia'

O presidente Lula irá embarcar em viagem oficial à China no domingo (26) com uma missão em favor da agropecuária nacional: tratar do fim do protocolo sanitário que determina o autoembargo pelo Brasil das exportações de carne bovina em caso de detecção de mal da vaca louca.

+ ‘A China deve voltar comprando bem’, avalia especialista

A informação de que o presidente brasileiro irá tratar desse assunto foi divulgada na tarde desta sexta-feira (24) em primeira mão por Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural. Ele falou sobre esse desafio presidencial ao participar do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

“O presidente Lula irá à China no domingo e uma das coisas que ele vai pedir para o governo chinês é a mudança do protocolo nessa questão de vaca louca quando o caso for de questão individual”, disse Daoud ao conversar com a jornalista e apresentadora Flávia Macedo. “E foi o que aconteceu”, prosseguiu ao fazer referência à situação registrada em 23 de fevereiro no Pará.

“Pode ser que o presidente traga na sua bagagem a modificação desse protocolo, que suspende automaticamente as exportações de carne num caso isolado de vaca louca”, prosseguiu o comentarista. Nesse sentido, ele observou: será uma boa notícia para a agropecuária nacional.

O caso isolado mencionado por Daoud se refere à forma atípica da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), doença popularmente conhecida como mal da vaca louca. Diferentemente do tipo clássico, o caso atípico atinge animais em idade avançada e não representa risco de contaminação aos rebanhos e nem afeta a saúde dos seres humanos.

Mesmo assim, o atual protocolo comercial-sanitário em vigor entre Brasil e China determina o autoembargo automático das exportações de carne bovina em caso de mal da vaca louca, inclusive se a tipologia for a atípica. Pecuaristas e entidades do setor produtivo defendem que esse acordo seja revisto pelos dois países.

China, Brasil, EUA, Lula, autoembargo e Carlos Fávaro

Ministro da Agricultura Carlos Fávaro
Carlos Fávaro é o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil | Foto: Guilherme Martimon/Mapa

Em sua participação na edição desta sexta do ‘Mercado & Companhia’, Miguel Daoud tratou de outros dois temas, mas que também envolvem as relações entre Brasil e China. Primeiramente, chamou a atenção para a escalada das tensões entre chineses e norte-americanos, o que pode fazer a agropecuária nacional ganhar ainda mais espaço no abastecimento do mercado do país asiático.

Daoud também elogiou o trabalho do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que comanda a comitiva que está em Pequim desde o início da semana. Na quinta, Fávaro liderou as tratativas que resultaram no fim da suspensão da importação chinesa da carne bovina brasileira — que estava parada desde 23 de fevereiro, quando justamente o Brasil teve notificação de um caso atípico do mal da vaca louca.

“[Carlos Fávaro] começa a mostrar serviço e a conquistar a confiança dos produtores” — Miguel Daoud

“Ele [Fávaro] não só mostra serviço com o chefe [Lula], como também melhora e muito a sua imagem com o agronegócio”, disse Daoud. “Começa a mostrar serviço e a conquistar a confiança dos produtores”, complementou o comentarista do Canal Rural.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.