Boi

Febre aftosa: RS suspende multa para quem perdeu prazo de vacinação

Assinada pelo secretário de Agricultura, Covatti Filho, a decisão leva em conta a greve dos fiscais estaduais agropecuários, que começou em 26 de novembro

vacina contra aftosa
Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul suspendeu as multas para quem perdeu prazo de vacinação contra febre aftosa a partir de 2 de dezembro, por um prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado. A decisão leva em conta a greve dos fiscais estaduais agropecuários, que começou em 26 de novembro.

A ordem de serviço com determinações referentes à segunda etapa da campanha de vacinação, assinada pelo secretário Covatti Filho, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 6.

Outro ponto  do texto é que as agropecuárias ficam dispensadas da exigência de apresentação da autorização para compra de vacina pelo produtor. A outra determinação é que a vacinação pode ser feita, extraordinariamente, sem o acompanhamento do Serviço Veterinário Oficial.

A campanha

Este ano, a vacina contra a febre aftosa teve alterações na formulação, com redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml – a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C) e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com o intuito de diminuir os nódulos.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é considerado zona livre de aftosa com vacinação e busca evoluir seu status sanitário. Em setembro, o estado passou por auditoria do Ministério da Agricultura para a retirada da vacinação e ainda aguarda a divulgação do relatório.

Campanha Agro 2020

O Canal Rural quer saber o que você deseja para a agropecuária brasileira no ano que vem. A editora de Tempo, Pryscilla Paiva, explica como participar. Grave seu vídeo e mande para o nosso WhatsApp (11) 98524-0073.