Boi

Pecuária: investidores e pressão social geram inovações globais

Para o Rabobank, o foco e as oportunidades para inovação em cadeias de abastecimento de gado estão crescendo

Aumentar a consciência da necessidade de melhorar os resultados sociais, juntamente com um apetite crescente dos investidores em proteína animal, está criando novas oportunidades para a inovação na indústria pecuária, destacou o Rabobank, em relatório de carne bovina referente ao primeiro trimestre. Operações extensas que tornam a
comercialização de tecnologias mais difíceis ou os longos prazos necessários para demonstrar resultados que tornam as cadeias de abastecimento de carne menos atraentes parecem estar mudando.

Para o banco, o foco e as oportunidades para inovação na pecuária estão crescendo. Além disso, as inovações por si só estão criando novas oportunidades.

Medição na captura de dados, tecnologias e a internet das coisas estão criando melhores oportunidades de análise e pesquisa. De acordo com o Analista Sênior – Proteína Animal do Rabobank, Angus Gidley-Baird, Analista Sênior – Proteína Animal , o banco acredita que a pesquisa e a inovação na indústria de carne bovina continuarão a evoluir, mas atualmente o setor está capacitado por dois catalisadores principais, que o irão estimular ainda mais: primeiro, novos investidores no espaço e, segundo, o impulso de sustentabilidade que busca não apenas melhorias na produção, mas também cria um interesse comunitário mais amplo na promoção de melhorias.

Conforme o Rabobank, investidores e fundos começam a fluir para as cadeias de suprimento de proteína animal. Isso inclui empreendedores e capital de risco, bem como empresas bem estabelecidas que já estão comprometidas com as cadeias de abastecimento de proteína animal. Segundo Angus, quando a F&A começou a atrair o interesse do capital de risco, há cerca de uma década, a maioria dos investimentos foi feita em um cultivo, mas os sinais de interesse dos investidores foi mudando um pouco para as cadeias de suprimentos de proteína animal.

Além disso, dentro das próprias atividades de capital de risco do Rabobank, observa-se um aumento do interesse e oportunidades ao longo das cadeias de fornecimento de proteína animal.

Segundo o banco, porém, não se trata apenas de capital de risco em busca de pesquisa e inovação na pecuária. As crescentes preocupações sociais em torno do meio ambiente estão motivando empresas líderes a investir pesado em pesquisas que ajudarão a produzir melhores resultados ambientais. Esses motivadores sociais e ambientais, acreditamos, estimularão a inovação na pecuária e fornecerão incentivos além dos tradicionais multiplicadores econômicos.

Embora existam muitas inovações na indústria de carne bovina, o Rabobank identifica algumas que terão grandes impactos na indústria.

  • Maximização do potencial da genética e melhoramento da genômica – O desbloqueio de avanços na genética e na genômica tem a capacidade de resolver muitos dos problemas do setor, desde a melhora na qualidade da alimentação até a redução de pegadas ambientais, com o aumento da produtividade.
  • Nutrição e aditivos para ração aprimorados – Essa seria uma solução de curto prazo para gerenciar coisas, como a produção de metano e aumento da produtividade
  • Monitoramento e análise de dados aprimorados – Os dispositivos estão amadurecendo lentamente, com sensores, funcionalidade, telemática e vida útil da bateria aprimorados. Detecção precoce de problemas de saúde animal – monitoramento físico de movimentos de gado, incluindo cercas virtuais, monitoramento de ração e ruminação a campo e pesagem remota, são apenas algumas das áreas de potencial para dispositivos móveis
  • Gestão da paisagem – melhor integração do gado com o meio ambiente, gestão do escoamento de nutrientes e remoção da vegetação podem levar a benefícios ambientais, mas também criar benefícios de produtividade, trazendo inovação para o mercado.

Para o analista do Rabobank, nunca houve uma falta de novas ideias sobre como aumentar a produtividade em cadeias de abastecimento de carne bovina, desde a criação, nutrição e saúde, acabamento, abate e processamento. Para o banco, provar o valor comercial dessas ideias tem sido mais difícil, principalmente se houver falta de alinhamento entre os atores da cadeia, que arcam com os custos e se beneficiam das melhorias realizadas.